Warriors, Curry e seus exageros

YXdSsZHs.jpg

Bom, esse será, provavelmente, o texto mais polêmico que já fiz para o blog. Se você é torcedor do Golden State Warriors e fã assíduo de Stephen Curry, peço que se sente e tenha calma, pois vou explicar tudo da melhor maneira possível sobre os elevados exageros no time e no atual MVP (indo para seu segundo). Ah, peço outra coisa: leiam o texto inteiro antes de falarem algo, tá?

Ok, muita gente pediu e finalmente estou trazendo este assunto à tona. É um fato que o Curry é sim o grande jogador da liga neste momento. É o cara que dá show, que faz coisas absurdas. Ninguém nega isso, até porque ele vai chegar no seu segundo MVP com sobras. Muitos acham que não, mas eu sempre fui fã dele, desde Davidson.  Mas esse não é o caso, e sim o exagero nele. 

Antes de tudo: não tô menosprezando o Curry em nada. Jogador absurdo e tudo mais, um verdadeiro showman, só o que ele tá fazendo está “inflando” o ego dos fãs dele. Quem me acompanha no Twitter sabe que sofro demais com os fãs dele, alguns que já o colocaram acima de Michael Jordan (sim, Michael Jordan). Faz tempo que o Curry deixou de ser só um ótimo shooter. Ele evoluiu demais seu jogo e todo mundo sabe disso, mas isso muito por conta do estilo de jogo do seu time também. Warriors é uma equipe que joga um basquete extremamente moderno, com muita transição, screens e ótima movimentação, o que é muito benéfico pro Curry, que consegue esse número absurdo de pontos por jogo.

151125003820-stephen-curry-nba-los-angeles-lakers-at-golden-state-warriors.1200x672

Mas é aí que tá. Ok, o momento é dele, normal todo esse hype, mas uma coisa é um hype, outra coisa é um exagero exacerbado. Ver pessoas comparando ele a jogadores como Jordan, LeBron James Kobe Bryant dá até um ardor nos olhos. Tudo que o Curry faz e está fazendo também já fez parte da carreira dos outros três, e ainda faz do LeBron. Para os fãs do Curry, que são realmente a parte que me deixa de saco cheio, não o jogador que eles idolatram, só existe o Steph. Os recordes que ele vem batendo, principalmente nas bolas de 3, além dos números absurdos, estão inflando demais o ego desses fãs. Aliás, não só desses fãs, mas também da mídia, que conseguiu colocar ele em QUARTO na lista dos Top 10 PGs da história. Ele pode chegar lá? Com certeza, mas aí o hype aparece mais uma vez e isso me deixa incomodado.

Enfim, é normal aparecer muitos apreciadores do seu jogo. É o momento dele e todos devem curtir isso, mas façam de maneira não-exagerada. Os fãs devem parar de tentar pular etapas e tentarem colocar ele entre os melhores de todos os tempos. Menos de duas temporadas jogando no nível de lenda é pouco para arranjar um lugar entre os maiores de todos os tempos. Vocês acham que Magic, Jordan, Kobe e Bird arranjaram seus lugares entre os maiores de maneira rápida? Não, né? Vamos continuar apreciando e ver até onde ele pode chegar.

Mas ok, vamos deixar ele um pouco de lado e vamos falar brevemente do seu time. Golden State Warriors 2015-16… em busca do tão sonhado e complicado record do espetacular Chicago Bulls 1995-96 de 72 vitórias e 10 derrotas. Posso dizer que estou realmente impressionado com essa campanha. Sim, é um dos times mais dominantes do século, mas vamos com calma mais uma vez.

YXdSsZHs

Não queria falar disso, e mais uma vez não tô menosprezando, mas será que o nível da liga não está inferior? Muito se discute se esse Warriors venceria aquele Bulls, o, provavelmente, melhor time da história. Bom, eu acho que não. Se fosse uma série final, acho que teríamos um 4-2 pra Chicago. Mas enfim, o fato é que o exagero também está nesse time. Mais uma vez eu digo: adoro o time. Equipe moderna, que movimenta a bola de maneira espetacular e ajuda demais suas estrelas, mas eu não consigo ver eles batendo de frente contra times mais duros de outras décadas, tipo os Bad Boys do Detroit Pistons. Não vou entrar muito nisso, porque não dá para saber o que aconteceria, é apenas um prognóstico.

Resumindo: Warriors e Curry merecem sim ser reconhecidos pelo que fizeram, fazem e ainda podem fazer. Pode-se dizer que eles mudaram o jeito de jogar basquete, mas ainda falta estrada para trilhar seu legado, coisa que aquele Miami Heat do Big 3 conseguiu, chegando a quatro finais seguidas e vencendo um back-to-back, além do San Antonio Spurs de Tony ParkerTim Duncan Manu Ginobili, que anos passam, mas eles seguem sendo um dos favoritos ao título. Se eu acho que eles vão deixar seu legado? Sim. É aquela coisa: a única coisa que me irrita é o exagero. Deixem eles jogarem e vamos ver até onde eles chegam, principalmente em relação ao Curry.

Se você vai concordar ou não com o que disse, aí não é comigo. Isso foi para dar um basta e resumir o que acho sobre todas essas discussões. Gente, vamos deixar de discutir e curtir o momento dos caras.

Anúncios

2 comentários sobre “Warriors, Curry e seus exageros

  1. Vinicius young 8 de março de 2016 / 18:45

    Estava esperando algo que batesse de frente sobre curry/warriors. Você falou apenas a verdade, estão jogando muito, mas não se pode colocar (curry) como maior de todos os tempo. 6 anos de liga (se não me engano) e agora que está realmente em alto nível.

  2. Salerme Jùnior (@Salerme) 9 de março de 2016 / 14:14

    Cara, leio seus comentários no Twitter e seu posicionamento não me é estranho. Na minha opinião hype é quase sempre inevitável, alguns se confirmam e outros não. Esse tipo de discussão que o GSW e Curry suscitam é coisa recorrente para quem acompanha NBA. Minha experiência: comecei acompanhar NBA no fim dos anos 80, e já havia discussão sobre se MJ (sem um único anel) superaria Magic. Veja bem, não tinha internet para acirrar os ânimos, mas já havia a discussão antes do sucesso dos Bulls. Quando os Bulls ganharam o primeiro anel em cima dos Lakers, já se decretava a superioridade de MJ, o que me parecia um absurdo à época. Achava o hype em cima daquele Chicago extremamente exagerado, e passei todo o período torcendo inutilmente contra os Bulls. Era muito menino, me arrependo demais de não ter feito o que você muito bem colocou: aproveite o momento!
    Para mim estamos vivendo um momento histórico em que dois times maravilhosos disputarão quem irá surrar LBJ em outra final de NBA (ok, estou exagerando na parte de surrar LBJ)! E, hoje, os Warriors me parecem imbatíveis. Por isso, acho normal o hype, que pode ou não se confirmar; como disse, tinha todo esse hype em torno dos Bulls antes mesmo do primeiro título, depois vivi o hype em cima do maravilhoso Lakers de Kobe/Shaq e o hype em cima do Heat do trio LBJ/Wade/Bosh antes mesmo de entrarem em quadra; todos tiveram altos e baixos, sendo que o hype era semelhante para ambos (no caso do Heat, quando perdia o Hype era mais exagerado ainda em relação a quando ganhava).
    Alguns hypes se concretizam: por mais que eu odeie e me doa dizer, MJ superou Magic; mas em um dado momento da história, perguntava-se se KB poderia superar MJ, o que obviamente não aconteceu. Houve um momento em que o Phoenix do Nash entraria no patamar que os Warriors ocupam hoje: faltou um título para entrar definitivamente para história (e, reitero, acho que aquele time era fantástico).
    Não vale questionar a qualidade dos adversários: provavelmente, a NBA hoje tem times melhores que no fim da década de 90 (quando era menos comum times com múltiplas estrelas). Realmente acredito que os Warriors estão fazendo história, mas o julgamento histórico vai depender de onde o time chega e de quanto tempo conseguirão manter esse nível. Os Spurs são a maior prova que que o que importa é a longevidade: não me lembro deles terem tido um hype tão elevado no início da sua trajetória: pelo contrário, acho que o hype em cima deles é maior agora porque é um time que já provou sua longevidade e capacidade de se reinventar. São quase 20 anos no topo, com alguns poucos momentos de baixa.
    Enfim, eu até concordo com você que há um hype: acho normal e acho que os Warriors pode sim confirmar o hype. Enquanto isso, vou me divertir tirando a prova se os caras conseguem ou não confirmar.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s