A melhor corrida para MVP dos últimos anos

AP ROCKETS WARRIORS BASKETBALL S BKN USA CA

Nos últimos anos, a NBA teve dois principais jogadores brigavam pelo MVP: Kevin Durant LeBron JamesDerrick Rose foi um “desconhecido” de 2010 até a temporada passada, nada muito levado a sério. Foi meio que uma temporada fora da curva para ele. Acho que 80% dos fãs apostou e deverá apostando, pelo menos nos próximos, 3/4 anos, ainda em LeBron para levar o título, até porque ele continua sendo o melhor da liga, mas a disputa para o prêmio nesta temporada não tem o King como principal nome, mesmo ele estando no Top 5.

Os dois moços da foto, James Harden Stephen Curry, são os dois grandes favoritos para o prêmio nesta temporada. Tudo indica que o armador do Warriors deve levar o prêmio, muito por conta da grande temporada do seu time, que lidera o Oeste e tem a melhor campanha da liga, do que propriamente pelos seus números. Curry não tem números absurdos, mas vale lembrar que em vários jogos ele é “tirado mais cedo”, pois sua equipe é a que mais venceu jogos por +20 pontos na temporada. A temporada passada de Curry, por exemplo, em números, é superior em quase tudo à esta. Ele já foi cogitado ao prêmio na temporada passada, o problema foi que Kevin Durant não teve piedade dos seus concorrentes e foi incrível.

Tudo leva a crê que Curry leve o prêmio nesta temporada, e com méritos, mas se você me perguntar quem eu prefiro para vencer o prêmio, eu escolheria James Harden. O Barba vem fazendo uma temporada simplesmente espetacular, levando um criticado Houston Rockets para a 3ª colocação de uma forte conferência Oeste. Sem olhar para os números, o impacto de Harden dentro de quadra parece ser maior que o de Curry, principalmente no ataque. Na defesa, Harden também mostrou uma grande melhora. Seus DRtg é de 102, o melhor da carreira.

Ok, Harden joga quase cinco minutos à mais de jogo que Curry, mas os números são superiores aos de Curry. Mas sim, o grande fator para eu escolher Harden é o que ele está fazendo para deixar um irregular e desconfiado Rockets a figurar entre as potências da liga. Sem Dwight Howard, a equipe de Houston continuou vencendo e se apresentando muito bem sobre a batuta do Barba.

Há um certo “preconceito” com James Harden. Isso deve-se ao simples fato dele “cavar” muitas faltas. Em jogos onde o barba pontua bastante, sempre olham para os lances livres para ver se ele foi realmente eficiente ou cavou muitas faltas. Não vejo isso como uma coisa ruim e sim como uma recurso usando por Harden. Ele é um jogador bastante agressivo, que gosta de bater para dentro, buscando o contato e, consequentemente, conseguindo a falta. Não acho que isso preocupa no prêmio de MVP, já que não tem muito a ver com a grande temporada dele, mas vai que as pessoas levam em conta.

VAVEL

Eu sou bastante questionado, no Twitter, em relação à Russell Westbrook. Ele está fazendo uma temporada impressionante, de fato, mas o que não faz ele ser mais “incisivo” e ficar atrás de Harden e Curry é o fato da campanha de seu time estar bem abaixo do esperado. O Thunder busca com todas as forças a última vaga para os Playoffs, lutando contra o New Orleans Pelicans, principalmente. MVP não significa, exatamente, o melhor jogador da temporada e sim o mais valioso. A liga leva bastante isso em conta, fazendo com que Westbrook não fique como favorito.

Ele está fazendo uma temporada incrível? Sim, sem dúvidas. Provavelmente é a melhor de sua carreira, mas o fato de ter perdido alguns jogos e a campanha do Thunder estar bem mais ou menos, não dá o total “crédito” à ele. Provavelmente, ele é o terceiro no prêmio de MVP, empatado/observado bem de perto por LeBron James.

Sobre LeBron James: acho que várias pessoas irão descordar sobre o King estar neste meio. Isso por causa da temporada “abaixo” da média dele em termos de números. Mas vamos deixar de lado um poucos os números e analisar a bela campanha do Cleveland Cavaliers com ou sem LeBron. Sem o King, os Cavs são um time totalmente desorganizado e mais fracos em quadra. Com ele em quadra, podemos ver uma movimentação maior no ataque, sendo uma equipe mais eficiente.

Aos que assistem a equipe de Cleveland jogar, percebem que LeBron fica com a bola na mão, deixando Irving atuando mais como um shooting guard. Isso é bom para os Cavs, tendo em vista a inteligência de LeBron com a bola na mão e objetividade de Irving quando o papo é pontuar. Com isso, dá para ver a grandíssima importância de LeBron na ótima campanha dos Cavs, que começaram mal, mas que “pegaram no breu” e são um dos melhores times da NBA. Mais uma vez, MVP = Jogador mais valioso. LeBron James é muito valioso aos Cavs, que tem essa boa campanha por conta dele. Os números não são de temporadas de MVP, mas continuam sendo incríveis.

Mas e aí: Quem você acha que leva? Já deixei explícito que James Harden é meu favorito à levar. Provavelmente, por conta da campanha, Stephen Curry deve levar. Sem mérito? Não, jamais, só acho incrível o que os Rockets estão conseguindo sobre a batuta de Harden. Warriors é um grande time no geral, enquanto os Rockets são “piores” em termo de elenco, mas continuam sendo uma das potências da NBA. Vale acompanhar os “capítulos finais” de uma das melhores disputas para MVP dos últimos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s