O constante e mais maduro John Wall

download (1)

Muitos sabiam que John Wall seria, após ter uma grande carreira no College, um dos melhores jogadores da NBA, já que o armador do Washington Wizards é praticamente completo. Muito atlético, rápido (provavelmente o mais rápido da liga), forte, finaliza bem a jogada no garrafão, além de ser um defensor de alto nível. A sua ascensão é evidente, assim como a ascensão do seu time, que vem melhorando a cada ano, se mostrando cada vez mais forte na briga por uma sonhada vaga nas Finais da NBA.

O começo de carreira de Wall na NBA foi bem abaixo do esperado. Ele saiu de Kentucky com uma expectativa gigantesca, e não era pra menos. Wall tem todos os aspectos de um armador completo. O que falta melhorar é um pouco do seu arremesso, que ainda é irregular. Mas de resto, Wall é um dos mais completos da sua posição.

Por que o começo de carreira foi tão abaixo do esperado? Contusões e mais contusões atrapalharam o começo de carreira do armador de Washington na NBA. Ele não conseguia manter uma regularidade na temporada pelo fato de jogar e, algumas vezes, sentir uma contusão, pequena que fosse. Percebe-se uma melhora e mais consistência no jogo dele com uma sequência de jogos. Esse é o principal fator que fez o Wizards voltar a ser um time de ponta na NBA.

Não é exatamente em relação a pontos que John Wall vem se destacando, e sim pelo fato dele contribuir demais em TODOS os setores aos Wizards. Pontuando, armando, defendendo, como líder da equipe e tudo mais. O cara simplesmente é quem manda na equipe. Um dos fatores que, provavelmente, fez com que ele ficasse mais maduro em quadra, é a relação com o experiente Paul Pierce. Muito difícil não ter uma mão do Pierce nessa consistência e maturidade de Wall. Foi uma aquisição perfeita.

Beal e Wall formam um dos melhores backcourts da NBA
Beal e Wall formam um dos melhores backcourts da NBA

Se pudéssemos dizer um jogador que completa John Wall, esse jogador seria Bradley Beal. Pode até parecer que eu esteja saindo do foco do texto, mas não. Beal é um jogador um pouco diferente, mas que tem tudo que completa um armador como Wall. Por ter um estilo mais scorer, mesmo tendo uma média de pontos abaixo de Wall, Beal é um jogador que gosta de atacar a cesta e arremessar bastante de fora. Isso deixa Wall com muita segurança, pelo fato de ter um jogador ótimo e confiável do lado, o que acarreta em decisões mais corretas.

Tudo bem que, se você pegar o número de turnovers por jogo de Wall, o número será grande, mas isso mostra que ele está mais decidido em passar a bola, e não ser fominha como era no começo de carreira. Essa é mais uma característica que podemos ver a evolução de Wall. 

Bom, você pode gostar ou não de Wall, mas ele vem sendo, até aqui, um dos melhores armadores da NBA na temporada 2014/15. Falando como fã não só de Wall, mas como da NBA, acho ele o 5º melhor armador da NBA. Não estou dizendo nessa temporada, e sim no geral. Chris Paul, Russell Westbrook, Stephen Curry e Tony Parker são melhores pelo fato de terem uma consistência de anos e anos.

Resumindo, as atuações de Wall na temporada estão sendo muito boas. Decisões mais certas, intensidade, forte marcação e consistência marcam seus jogos até aqui. Se ele continuar com essas boas atuações, podem ter certeza que o Washington Wizards será um dos times a ser batidos nessa temporada. 

A evolução e a consistência de Wall são visíveis (Foto: Basketball Reference)
A evolução e a consistência de Wall são visíveis (Foto: Basketball Reference)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s