O subestimado Memphis Grizzlies

o-matic

Ok, é só começo da temporada e muitas equipes ainda estão encontrando o entrosamento necessário para fazer sucesso, como é o caso do Cleveland Cavaliers, que reformulou todo seu elenco e trouxe dois All-Stars. Esse início serve como transição para um sucesso futuro em times como esses. Mas existem outras equipes que mantiveram a base (e como mantiveram), como é caso do Memphis Grizzlies, que não perderam jogadores muito relevantes e trouxe apenas um jogador para recompor, Vince Carter, além de dois ótimos calouros, Jordan Adams e Jarnell Stokes.

Falando em entrosamento, esse time provavelmente tem um dos trios mais eficientes da NBA: Mike Conley, Zack Randolph e Marc Gasol, esse último vem com um começo de temporada de encher os olhos. Gasol sempre foi eficiente defensivamente, mas nesse princípio de temporada, ele vem se destacando ofensivamente, arremessando bem na cabeça do garrafão e mostrando uma grande mobilidade. Isso até da mais opções de ataque ao time, abrindo mais para chutes de fora, deixando mais espaço para infiltrações de jogadores como Conley.

Mike Conley é outro jogador que consegue ser muito eficiente, mas não recebe o valorização que merece. Conley é um dos melhores armadores defensores da NBA, e ele vem provando isso faz um bom tempo. Ofensivamente, se você pegar apenas números puros, ele começou relativamente bem na temporada, com 17 pontos por jogo, mas ele está forçando bastante. Seu FG está abaixo de 40%, mostrando que ele ainda precisa ser regular no seus arremessos, principalmente em infiltrações.

Quando se fala em “pontos” na equipe de Memphis, o primeiro jogador a ser mencionado é Zack Randolph, e isso não é por acaso. Z-Bo é a principal arma de ataque junto com Gasol, – até por isso é uma das melhores dupla de garrafão da liga – só que a diferença em relação ao seu companheiro é que Randolph joga um pouco mais fora do que dentro garrafão, dando mais versatilidade a um ataque até tímido da equipe de Memphis. Seu começo de temporada é o esperado e essa regularidade deve continuar.

316068_628365317191996_1266842054_nddjg

A filosofia de David Joerger, técnico do Grizzlies, é a mesma de Lionel Hollins, que fez sucesso em 2011 quando levou seu time, com uma filosofia de marcação bem pegada, estilo anos 90, aos Playoffs no #8 seed e eliminou o poderoso San Antonio Spurs. Ofensivamente, percebe-se a paciência que o time tem no ataque. Não define com rapidez e trabalha a bola até o último minuto, procurando, principalmente, definir a jogada embaixo da cesta, usando a força de seus jogadores. 

Percebe-se, também, uma contribuição maior, principalmente ofensivamente, de jogadores como Courtney Lee, que tem algo por volta de 14/15 pontos por jogo, ajudando bastante em bolas de 3, espaçando mais quadra e abrindo para chutes de fora. Ou seja, você vê um ataque mais dinâmico em Memphis. Mas o ataque ainda pode contribuir, mesmo com a melhora. Como foi dito, é uma equipe que usa a defesa como base de tudo. Se ela vai bem, o ataque tende a fazer o básico e vencer os jogos.

Vince Carter foi contratado para dar mais gás, mais agressividade/força atlética e mais força ofensiva ao banco. Além disso ele deve dar uns pitacos para o calouro Jordan Adams, que é bom jogador, mas que ainda não demonstrou todo seu potencial. Jarnell Stokes é outro jogador que vai ajudar bastante vindo do banco com Z-Bo ficando mais velho. Ou seja, o banco vem contribuindo bem, não é um banco do Spurs, mas contribui.

Resumindo: A equipe está jogando bem demais na defesa, coisa que não é novidade, e tá contribuindo bem no ataque. Joerger está com o time nas mãos e vai fazendo as mudanças certas durante o jogo. Gasol está melhor ofensivamente e mostra que pode brigar pelo título de melhor pivô da liga, pelo menos nessa temporada. Conley pode melhorar seu aproveitamento ofensivamente, fato que ajudaria bastante a equipe. As mudanças foram poucas, mas Joerger está mais maduro em sua segunda temporada e conhece o time na palma da mão. Ninguém fala desse time, – por isso o termo subestimado – mas acho que se continuar jogando bem assim, já já os holofotes vão cair em cima da equipe.

Foto divertida pra fechar (Reprodução/Grizzlies)
Foto divertida pra fechar (Reprodução/Grizzlies)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s