Nosso muito obrigado, Captain

 

A imagem que ficará na história do beisebol
A imagem que ficará na história do beisebol

 

Não, eu não poderia deixar de falar sobre um dos jogadores que fez esse mero apreciador. amar este esporte chamado beisebol. Derek Jeter… sem dúvida um dos melhores de sua posição na história. Jogador que atuou sua carreira toda pelo New York Yankees, desde 1995, lugar onde conquistou várias glórias – várias mesmo. Se você pelo menos não respeita Derek Jeter, não sei qual o seu problema. Ele é uma das personalidades mais influentes da história do beisebol, por todo o seu respeito com os adversários e companheiros de time. Um ídolo de várias gerações. Esse texto é pra falar sobre sua carreira tanto dentro como fora do campo.

CARREIRA

Não queria falar tanto sobre estatísticas, principalmente avançadas, mas ele merece. Jeter tem números espetaculares ofensivamente para um jogador de uma posição que tem jogadores mais franzinos e rápidos, que não são tão potentes no bastão. Normalmente um shortstop serve mais para chegar em base por ter bastante velocidade, Jeter é bem mais que isso. Na temporada de 1999, Jeter teve números absurdos, com 24 HRs, 134 corridas anotadas e 102 RBIs, .349/.438/.552, além de um WAR incrível de 7.4. Sua efetividade ofensiva foi muito importante para os três títulos seguidos de World Series dos Yankees (1998-2000). É, possivelmente, um dos ou senão o melhor SS ofensivo de todos os tempos (Briga com Cal Ripken Jr.). Além disso, Derek Jeter é considerado por muitos o MAIOR jogador da história dos Yankees, ultrapassando até Babe Ruth. Ele é o jogador que mais rebateu (3,453), atuou (2,738), bases roubadas (357) e At Bats (11,161) da história da equipe do Bronx.

Defensivamente, Jeter deixa BASTANTE à desejar. As cincos luvas de ouro conquistadas pelo Captain, meio que “esconde” o defensor abaixo da média que ele é. Seu DRS (defensive runs saved) em 2005, ano que ganhou uma das suas cinco luvas de ouro, era é de tristes -27. Ele custou bastante corridas aos adversários. Ele percebeu isto depois de alguns anos, mas por conta da idade e das lesões, ele até diminuiu a quantidade de erros, mas não o suficiente para torna-lo um defensor regular. Engraçado que um shortstop, normalmente, tem o dom de ser pelo menos regular defensivamente e ter seus lampejos no ataque, mas Jeter é diferenciado por conta do seu poderio ofensivo. Aliás, deixou aqui uma das exceções de Derek Jeter na defesa:

E claramente não poderia deixar de falar o porquê dos apelidos “Mr. November” e “Captain Clutch. Seus feitos nas pós-temporada são inacreditáveis. The Cap é o jogador que mais atuou em jogos de pós-temporada, muito por conta das ótimas equipes que sempre teve ao lado e ao domínio dos Yankees no fim dos anos 90/começo dos 2000. São vários recordes que irão demorar para serem batidos na pós-temporada. Recordes de Jeter na pós temporada: Mais duplas (32), mais bases totais (302), mais rebatidas (200), mais corridas anotadas (111), mais At Bats (650) e mais partidas jogadas (158). Resumindo: Ele é simplesmente o cara que mais apareceu na pós-temporada na história, vencendo incríveis 5 anéis. Vale lembrar esse lance incrível contra os A’s na ALDS de 2001:

Uma das frases mais marcantes, pelo menos pra torcida do NY Yankees é a seguinte:

Eu tenho/tinha o melhor trabalho do mundo. Apenas uma pessoa pode ter. Você tem shortstops em outros times – Sem querer menosprezar os outros times – mas só existe UM shortstop no Yankees.

INFLUÊNCIA E VIDA SOCIAL

Saindo dos termos ofensivos, defensivos e pós-temporada, falemos da importância dele para todos os fãs de beisebol pelo mundo. Todo seu respeito ao jogo e a entrega, tornam Jeter, pelo menos entre a maioria, um dos jogadores mais admirados da história da MLB. Seus feitos para, não só ao beisebol, mas como para a sociedade são bem importantes. Jeter é dono da “Turn 2 Foundation”, criada em 1996, que é uma organização de caridade, que serve para ajudar crianças e adolescentes contra o uso de drogas e álcool.

Dá pra perceber essa grande influência de Jeter no beisebol em vários aspectos. Um dos eles foi que Ian O’Connor, colunista sobre MLB na ESPN Americana, escreveu um livro contando toda a jornada de Jeter pelos campos da liga. O livro vendeu bastante e o legal é que várias frases do atleta estão no livro. Como esta: 

Pode haver pessoas com mais talento que você, mas não há nenhuma desculpa para qualquer um trabalhar mais que você.

foto_1920

Isso será só pra dar uma ressalva sobre a vida fora dos campos de Jeter. Ele é conhecido por ser bastante mulherengo (jogador, dinheiro e tudo mais). Ele já namorou com todos os tipos de mulheres e as largou, rs. Com isso, o pessoal do SB Nation fez um espécie de time das ex-namoradas de Jeter em toda sua longa carreira no beisebol. O time ficou BEM interessante…

Esse time é de título
Esse time é de título!

FALA DE UM ADMIRADOR

Eu não poderia deixar de falar sobre ele. Jeter é uma das minhas influências para gostar/amar o beisebol. Toda a paixão e entrega que ele coloca em todos os jogos que atua (e são MUITOS, acredite) é uma coisa simplesmente fantástica. Toda a liga tem um respeito mútuo à essa lenda. Todos seus esforços e rebatidas farão bastante falta no campo. Não veremos ele na pós-temporada, então temos que aproveitar todo esses restinho de Derek Jeter com um bastão de beisebol nas mãos.

Pode parecer, mas não, eu não sou um torcedor do Yankees. Não importa, ele é um dos meus jogadores preferidos. Jeter fez eu assistir beisebol de um jeito mais aprofundado. Com isso, aprendi a admirar não só ainda mais os feitos dele na carreira, mas o que ele significa pro esporte. Ele deixará bastante saudade. Eu fui um grande sortudo por pegar boa parte da carreira dele, e não digo só ao vivo, mas sim em vídeos também. Ele é um dos grandes pioneiros para os mais novos. Eu até poderia falar mais e mais sobre Jeter, mas isso daria um post gigantesco. Obrigado por tudo, CAP! #FarewellCaptain

Aqui um momento bem legal do sobrinho de Jeter, Jalen, “saudando” seu tio na sua última partida no Yankee Stadium

VÍDEOS DA CARREIRA INCRÍVEL DE DEREK SANDERSON JETER

 

Aqui a homenagem para Jeter

download (2)
O adeus de uma LENDA #FarewellCaptain
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s